6 dicas para deixar a sua apresentação mais profissional

O PowerPoint é uma das ferramentas mais utilizadas para criar apresentações. Além de ser fácil de usar e ajudar a manter a sequência do discurso, possui recursos visuais que as tornam menos cansativas. Apesar de o recurso ainda ser bastante indicado para as exibições profissionais, é preciso tomar cuidado para não cometer alguns erros e deslizes na hora de criar os slides.

Conheça 6 dicas para preparar uma apresentação de PowerPoint profissional, que envolva, encante e chame a atenção de quem a ver.

  • 1. Faça um planejamento
    • Para criar uma apresentação de PowerPoint profissional de impacto, que consiga entregar todas as informações que você quer, é muito importante que haja um planejamento e roteirização da apresentação. Um esboço pode ser feito a partir de um simples documento no Word.
  • 2. Mantenha o padrão visual
    • A maior parte das pessoas são persuadidas por apresentações verbais acompanhadas de recursos visuais. Sendo assim, caso esteja fazendo uma apresentação de uma marca ou empresa específica, escolha as cores da identidade visual dela, logos ou elementos que a caracterizam. Lembre-se de priorizar os bons contrastes, tomando cuidado para não usar duas cores extremamente brilhantes juntas.
  • 3. Menos é mais
    • Lembre-se: não coloque todo o conteúdo que será falado. Para evitar que isto aconteça, as melhores técnicas de apresentação envolvem colocar apenas palavras-chave no conteúdo da sua apresentação. E, na hora de apresentar, jamais se limite a apenas ler o que está no slide, pois passará a sensação de insegurança para quem estiver ouvindo, além de tornar a apresentação entediante e cansativa.
  • 4. Inclua uma visualização de dados profissionais
    • Quando se tratam de apresentações profissionais, a audiência tende a ser mais analítica que a média. Esta categoria de público estará mais inclinada a visualizar os gráficos e tabelas apresentados no PowerPoint e procurar o significado deles, naquilo que é falado. Considere utilizar os gráficos em barra e em linha, para apresentar tendências e estatísticas importantes, que irão reforçar os seus argumentos.
  • 5. Abuse dos recursos multimídia
    • Além de quebrar a monotonia do texto, imagens, vídeos e áudios podem complementar o trabalho. Uma dica para verificar o uso das ferramentas do PPT e analisar sua apresentação é utilizar o modo de “Apresentação de Slides”. Isso irá ajudá-lo a ver, em uma única tela, as animações, posição das imagens e textos, como serão observadas pelo público. 
    • Atenção para apresentações públicas: ao pesquisar imagens na internet para ilustrar seu tema, atente-se para questões de direitos autorais.
  • 6. Para quem você está falando?
    • Atente-se ao seu público-alvo. Caso seja muito necessário utilizar, explique os conceitos de maneira didática. Por outro lado, na hipótese de ser uma palestra, abra espaço para perguntas e responda da maneira mais simples e completa possível.

Gostou do conteúdo?

Entre em contato e conheça nossas soluções.

digiSonic - Todos os direitos reservados © 2006-2022